O povo Viking é popularmente conhecido pela sua barbárie, mas há um detalhe muito interessante e pouco comentado sobre eles: o pioneirismo no preparo e consumo de bacalhau. Espécie farta nos mares em que navegavam, eram expostos ao sol para que secassem de forma a ficarem conservados durante as longas viagens que faziam. Já o comércio se deve aos povos bascos, que desenvolveram uma nova forma de conservação: método de salgar e secar o alimento que, além de garantir a conservação, mantém todos os nutrientes e sobressai ao paladar.
A carne possui baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas, vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e Ômega 3, fazendo com que seja altamente recomendada pelos médicos e esteja sempre incluída em dietas saudáveis. Seu consumo pode melhorar várias funções do organismo, por exemplo a concentração, a memória e a visão, e promove o funcionamento adequado do metabolismo e das funções cardiovasculares. No restaurante Mirante há mais de dez tipos de pratos envolvendo esse peixe e entre eles está o tradicional bacalhau à moda da casa, com camarão e alcaparras gratinadas com parmesão, acompanhando arroz branco e purê de batata.
Geralmente temperado com azeite e especiarias como a pimenta do reino, também é preparado na forma de bolinhos fritos servidos em porções. É bom lembrar que a opção assada é sempre mais saudável e deve-se tomar cuidado com o sódio: o que ajuda na conservação pode ser prejudicial aos hipertensos, por isso é necessário dessalgar a carne para assim aproveitar melhor todas as vantagens desse tesouro secular da alimentação.