Mais pedido do que a sardinha, o salmão é muito comprado no Brasil, e os índices apontam que o consumo de pescados superou o ideal para a saúde.
Uma opção de proteína saudável, considerada uma iguaria sofisticada, o salmão é recorrente na alimentação de quem aprecia um bom peixe. Sua popularidade no Brasil pode ser atribuída a vários fatores, porque existem diversas formas de preparo e seu sabor agrada até mesmo os paladares mais exigentes.
Os índices
De acordo com a pesquisa realizada por um dos empórios mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo, apenas 12% dos consumidores entrevistados excluem os peixes de sua dieta e o consumo de pescados está em alta, 31% consomem peixes de três a quatros vezes no mês e 16% come mais de cinco vezes no mês.
Os peixes
Os peixes mais consumidos são o salmão que tem 53,5% de preferência, em segundo lugar o atum com 23,2% e em terceiro lugar a popular sardinha com 17,5%. Na última posição está a cavalinha que tem apenas 5,8% de preferência.
A saúde
Segundo o ministério da agricultura, o consumo de peixes no Brasil superou em 2kg a quantia recomendada pela Organização Mundial da Saúde que é de 12kg por habitante a cada ano.
Salmão à Belle Meunière
Assado no azeite, com camarão, alcaparras e aspargo na manteiga. O delicioso prato do restaurante Mirante que tem como ingrediente principal, o irresistível Salmão, acompanha arroz branco e batata sauté.
Sobre o restaurante Mirante
Localizado a poucos minutos de São Paulo, na Estrada Velha do Mar km 34,5, o restaurante Mirante é especializado em frutos do mar. Considerado um lugar paradisíaco devido à exuberante natureza da Mata Atlântica que o cerca, é possível almoçar bem ao lado dessa paisagem sentindo o frescor da natureza e das águas da represa Billings.